Reconciliação Palestina e o Hamas



" Reconciliação Palestina e  o Hamas são apenas mais desculpas em uma longa lista delas para suspender as negociações de   paz  ."

Durante nove meses de negociações, as autoridades israelenses constantemente questionaram a nossa capacidade de fazer a paz.
Os líderes mundiais que visitam Tel Aviv são confrontados com perguntas retóricas como : ...

 "Vamos fazer as pazes com Gaza ou  Cisjordânia?"  ...

Ou frases como  ...

"Mahmoud Abbas não representa todos os Palestinos."

Na semana passada, depois que nós anunciamos nosso acordo de reconciliação nacional, Israel contra disse seu próprio argumento : de repente a paz era impossível devido à unidade Palestina.

Durante o início da década de 1980, a desculpa de Israel foi a recusa da Organização de Libertação da Palestina em reconhecer Israel.

Em 1988, nós reconhecemos Israel em 78% da Palestina histórica, uma concessão profundamente difícil e histórica .
 Vinte e seis anos depois, o número de colonos israelenses dentro dos restantes 22% triplicou.

 Em seguida, a desculpa de Israel foi a falta de reconhecimento árabe. Em 2002, a Liga Árabe apresentou a Iniciativa Árabe de Paz, oferecendo reconhecimento de 57 países árabes e de maioria muçulmana em troca de respeito de Israel por resoluções da ONU.

A resposta de Israel?   : ...  Mais assentamentos. Mais recentemente, o governo israelense veio com mais uma desculpa de que devemos reconhecer Israel como um Estado  judaico, com a certeza de que isso não poderia ser aceito. Ao invés de ter medo de não ser reconhecido, parece Israel tem medo de reconhecimento.

Hoje, Netanyahu e os representantes dele, incluindo Lapid , Ya'alon, Lieberman, Bennett e Ariel, estão criando uma nova desculpa para evitar as decisões necessárias para a paz.

Este governo israelense, que continua suas atividades de assentamento em toda a Palestina, está tentando culpar reconciliação nacional para a sua própria incapacidade de escolher a paz ao invés   do apartheid.

Em primeiro lugar, a reconciliação é um assunto interno Palestino.
Nem um único partido no governo de Netanyahu reconheceu a Palestina.    Pois  não cabe  aos partidos políticos  reconhecerem estados. Os governos fazem.

Em segundo lugar, a reconciliação e as negociações não são mutuamente exclusivas. A reconciliação é um passo obrigatório, a fim de alcançar uma paz justa e duradoura.

O acordo ratifica a legitimidade da OLP para negociar com Israel, honra todos os compromissos Palestinos e obrigações para com o direito internacional e os acordos anteriores e apela à formação de um governo de consenso nacional composta por profissionais independentes.

Este governo não vai negociar com Israel: seu único mandato será preparar para as eleições, prestação de serviços e administração de instituições.

Reconciliação Palestina só pode ser rejeitada por aqueles que pretendem perpetuar o status quo. Isto é precisamente o que o governo de Israel tem vindo a fazer ao longo de nove meses de negociações:

Matando 61 Palestinos, avançando con mais de 13.000 unidades em assentamentos , a realização de quase 4.500 operações militares em terras Palestinas, demolindo 196 casas Palestinas e permitindo  mais de 660  ataques  de colonos terroristas  contra Palestinos.

Sendo coerente com as suas políticas , o governo de Netanyahu se recusou a reconhecer a fronteira de 1967 ou até mesmo colocar um mapa sobre a mesa propondo  as  suas  idéias de  fronteiras definitivas  .

Netanyahu mostrou que ele é incapaz de fazer isso, ao  cercar-se com a maioria dos setores extremistas de Israel, incluindo o movimento dos colonos, do qual ele escolheu seu ministro das Relações Exteriores, ministro da Habitação .

De fato, 28 dos 68 membros do seu governo rejeitar a solução de dois Estados completamente, enquanto outros "aceitá-la com reservas", o que significa algo muito diferente de dois estados, conforme estipulado pelo direito internacional. A alegação de Israel de que as negociações foram interrompidas devido a reconciliação Palestina é completamente falso.

Francamente, é difícil entender como alguém poderia esperar  negociar com esse governo. E ainda temos, de boa fé, oferecendo concessões atrás de concessões em prol da paz. Mais uma vez, temos mantido a nossa parte do acordo. Mais uma vez, o governo israelense não tem. A verdade é simples:

Israel se recusa a negociar com sinceridade, porque, desde que o status quo é tão benéfico para ele, Israel não tem interesse em uma solução.

Sem sinais firmes da comunidade internacional, são incentivadas as políticas  de ocupação e colonização  de Netanyahu .

Com o novo status internacional da Palestina, vamos continuar a moldar o nosso país como uma nação amante da paz que respeite os direitos humanos e do direito internacional, um compromisso que já assumimos durante o anúncio da reconciliação nacional.

Isto inclui o nosso direito de fazer uso de fóruns internacionais, a fim de acabar com as violações israelenses e alcançar o cumprimento de nossos direitos há muito tempo.

Enquanto isso, o governo de Israel deve parar de desperdiçar suas energias em desculpas e começar a perceber que o apartheid não é uma opção sustentável.

Rejeição da unidade nacional Palestina por Israel tem pouco a ver com o Hamas e muito a ver com a sua própria falta de vontade de fazer o que é necessário para uma paz justa e duradoura.


Israel tenta ancorar seu status como  lar nacional do povo judeu em lei,  Netanyahu, disse  em discurso em Tel Aviv, uma transcrição  foi fornecida pelo seu escritório, na quinta-feira  : ... 

"Uma das minhas principais missões como primeiro-ministro de Israel é  reforçar o status do  Estado de Israel como o Estado nacional do nosso povo ( Estado  judaico)", ...

"Para isso, é minha intenção de apresentar uma lei básica para o Knesset ( parlamento), que ira fornecer uma âncora  para o status de Israel como o Estado nacional do povo judeu  ( Estado  judaico) ".

Netanyahu fez do reconhecimento de Israel como um Estado judaico,  uma demanda chave nas conversações de paz com a OLP.

A OLP reconheceu o direito de Israel de existir em 1988 e dizem que aceitar Israel como um Estado judaico seria o mesmo que aceitar a Nakba, ou a "catástrofe", de 1948, em que cerca de 760 mil Palestinos foram deslocados à força pelas milícias sionista.

A presidente da coalizão de Netanyahu Yariv Levin felicitou Netanyahu por sua "decisão histórica, que trará Israel de volta para um curso sionista depois de anos de erosão legal permanente dos princípios fundamentais, sobre os quais o Estado foi fundado".

" As tentativas anteriores falharam, mas     "O primeiro-ministro tem instruindo-me para avançar com um projeto de lei básica , sem demora, como uma continuação do projeto de lei original que eu havia  iniciado ", disse Levin, um membro do linha-dura do partido Likud de Netanyahu.

Em 2011 Avi Dichter, um membro do partido Kadima, tentou passar tal projeto de lei , mas foi derrubado por então   Lider do Kadima, Tzipi Livni. Em 2013, Levin trouxe uma semelhante  versão suavizada de um projeto de lei , que também não avançou.

A  declaração de quinta-feira de Netanyahu foi recebida com forte oposição da ministra   da Justiça Tzipi Livni, que jurou não permitir tal lei.

"Livni vai continuar a defender a democracia, ela se opôs iniciativas anteriores por conta dos valores democráticos e irá fazê-lo novamente   mesmo se a   projeto de lei básica  ser do primeiro-ministro".A porta-voz Mia Bengel escreveu no Twitter.

 Menachem Hofnung, professor de ciências políticas na Universidade Hebraica de Jerusalem, disse que tal proposta provavelmente não teria apoio do maioria no gabinete atual. Ele também disse que tal lei "não era necessária"

 " já   há leis básicas que afirmam que Israel ser  Estado judaico e democrático ". "Então, eu não sei para  que  outra lei,   além de colocar um obstáculo ao processo de paz."

Autoridades Palestinas disseram repetidas vezes que reconhecer o conceito de Israel como um Estado judaico  é desnecessário e ameaça os direitos de quase 1,3 milhão de cidadãos Palestinos de Israel que permaneceram em suas casas durante o deslocamento da maioria da população palestina.
No início deste ano, o Membro da  Comitê Executivo da OLP , Hanan Ashrawi disse que Israel quer "criar uma narrativa que nega a presença Palestina, direitos e continuidade nas terras históricas  Palestinas" .

Um reconhecimento de "estado"   judaico isentaria Israel de suas responsabilidades para com os refugiados Palestinos que foram deslocados à força de suas casas, em 1948, o Nakba, ou a "catástrofe", de 1948, em que cerca de 760 mil Palestinos foram deslocados à força pelas milícias judaicas. .

 O direito dos refugiados Palestinos de retornarem as suas terras históricas  está consagrado na artigo 11 da resolução 194 da UN.

Israel oficialmente nunca   reconheceu o direito de existir um Estado Palestino  .

“Em 1988, nós reconhecemos Israel em 78% da Palestina histórica, uma concessão profundamente difícil e histórica . Vinte e seis anos depois, o número de colonos israelenses dentro dos restantes 22% triplicou.“

O que sobrou do tal “território Palestino” é inviavel para instalar um futuro estado , depois vem todos com ladainha que Àrabes culpados , que todos são radicais e este papo furado todo.

Como foi dito por representação de PFLP em ultima reunião de OLP , ” chega de negociar ” negocio é ir a UN e filiar-se a todos os orgãos convenções etc.

Este  texto  baseado  em  parte em  manifestação  de Dr. Saeb Erekat  que é  membro  do  Comitê Executivo  da OLP  Organização de Libertação da Palestina e Chefe da Equipe de negociações Palestina.
 





عبد ال
 

http://time.com/81277/with-status-quo-on-its-side-israel-happily-rejects-peace/  
http://pflp.ps/english/
http://pflp.ps/english/2014/04/pflp-withdraws-from-central-council-meeting-in-rejection-of-final-statement-on-negotiations/

Comentários