Gaviões da Fiel contrata a advogada Maristela Basso.

 

A Gaviões da Fiel vai apelar à Corte Interamericana dos Direitos Humanos pela liberdade dos 12 torcedores presos na Bolívia desde o dia 20 de fevereiro. O grupo é acusado pela morte do torcedor Kevin Espada, atingido por um sinalizador lançado pela torcida brasileira em Oruro, durante a estreia do Corinthians na Libertadores.


Para isso, a torcida organizada contratou a advogada Maristela Basso, professora de Direito Internacional pela USP, para abrir uma nova frente na defesa dos presos.


Maristela Basso é uma advogada brasileira, professora livre-docente de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo  e professora na academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Em contato com o escritório, a secretária da advogada  disse que, por ora, Maristela está impedida de dar detalhes sobre o caso.
A corte, com sede na Costa Rica, é ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos) e integra o Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos.
Segundo o advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, o trabalho de Maristela não impedirá que a defesa continue a trabalhar em outras frentes. "Estamos em outras instâncias, pedimos habeas corpus na corte de Oruro e agora vamos buscar os direitos internacionais."

Os 12 torcedores já tiveram negado pela Corte Superior de Justiça da Bolívia o pedido de liberdade provisória.

"Contratamos uma advogada renomada na área internacional para recorrer à Corte Interamericana e buscar uma solução para essa arbitrariedade", disse Cabral.
O presidente da comissão de Relações Exteriores do Senado, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), encontrou-se com os 12 torcedores e disse que teme pela vida dos brasileiros. "Condições precárias."
Segundo o advogado, os honorários de Maristela serão pagos pela própria Gaviões. "Não há nenhuma participação do Corinthians."
Nesta semana, o clube, pela primeira vez, pronunciou-se sobre o caso. O presidente Mário Gobbi terá um encontro com Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores.
 

Na quarta-feira, o Corinthians publicou entrevista sobre o imbróglio com uma advogada. O clube informou que não participará nem custeará a defesa dos 12 torcedores.

Irmãos  Corinthianos , vamos  colaborar  para  pagar  as  despesas , a Doutora  trabalha  a  nivel  internacional  certo ,  ai  Irmão  não é  barato ,  então  vamos colaborar . Vamos dar  alguma  coisa ,  procure  a  Gaviões .  Este  tal  Patrióta  ai  é  um  inutil , o  Gobbi não  tá  nem  ai  ,  vamos  nós  Irmãos  recuperar  os  nóssos  Irmãos .

Maristela Basso, professora de Direito Internacional pela USP, esta  é  a  Patrona  da  nóssa  causa .

 Professora Maristela Basso é Advogada, Doutora em Direito Internacional (Ph.D) e Livre-Docente (Pós-Doutora-Post-Ph.D) em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo. Inscrita desde 1983 na OAB/RS, OAB/SP, OAB/RJ e OAB/DF, 
a advogada possui experiência nos Estados Unidos, Itália, México e Alemanha. Em São Paulo, foi consultora de Luis Olavo Baptista Advogados e sócia de Tozzini Freire Advogados. Integra a Lista de Árbitros Brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do MERCOSUL e a lista de Painelistas especialistas em propriedade intelectual do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio OMC. Integra também várias instituições e câmaras arbitrais no Brasil e no exterior.

É também especialista em Estudos da Integração Européia com título conferido pela Comissão Européia e Colégio do México. Professora-visitante convidada em Universidades na Itália, Estados Unidos, México e no the Max Planck Institute for Intellectual Property, Competition and Tax Law, Munique. Possui inúmeros artigos e livros publicados no Brasil e no exterior.


Professora livre-docente de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo São Francisco), ministrando as disciplinas de Direito Internacional Privado, Direito do Comércio Internacional e Contratos Internacionais, no Curso de Graduação. 

É responsável pela disciplina Fundamentos do Direito Internacional da Propriedade Intelectual nos cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). A advogada também é Professora/Tutora da Academia Mundial da Organização Mundial da Propriedade Intelectual - OMPI Genebra. 

Membro Maior da "Inter American Bar Association", da "The American Society of International Law", do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro, da International Law Association . Professora Maristela Basso tem seu nome como referência no "Who´s Who in the World", 2008, 2009,2010 e 2012, no "Outstanding Intellectuals of the 21st Centure" 2008 – 2009 e no "Great lives on the 21st Century" – 2008 e no "The Cambridge Blue Book" - 2008/09. Recentemente recebeu do “American Biographical Institute” a “Golden Medal – 2010” - Passion, Courage, Commitment, Success, excellence, Virtue, Spirit”.
 

Em 2011 foi indicada no “Who´s Who Legal”, publicação internacional: “The first of Brazil´s leading practitioners in the field of Patents – Intellectual Property”

Comentários