Zarah Leander









Zarah Leander foi uma  atriz e cantora   sueca  de  singular  beleza .Nasceu  em  15 março 1907 em Karlstad , Suécia ,faleceu  em 23 de junho 1981 em Estocolmo , Suécia ;  seu  verdadeiro nome éra Sara Stina Hedberg .


Seu pai era um fabricante de instrumentos e agente  imobiliário . Ela cresceu com quatro irmãos. Seu irmão Gustavo Hedberg também se tornou um ator. A bisavó da família do pai veio de Hamburgo .


Seu pai estava em Leipzig quandop  começou a estudar  música. Através da influência de sua babá alemã e seu professor de piano alemão, ela já estava familiarizada com o idioma   e cultura alemã   já  na  infancia . Desde 1911, ela recebia aulas de violino e piano, e se apresentou com seis anos em um  concerto para  Chopin . Até 1922, ela estudou  em  uma escola primária e depois foi para Riga , onde aperfeiçoou seu alemão.


Em 1929 cantou      no  teatro  de   revista de  Rolf Ernst , com a sua distinta voz de contralto era uma estrela. Com a gravadora Odeon , ela fez um contrato e demorou até 1936 para   gravar   80 músicas. Zarah Leander 1929-1935 trabalhou junto com Karl Gerhard em inúmeros teatros  de   revista  e  na Suécia, feztrês longas-metragens. 1926-1932, ela foi casada com o ator Nils Leander, teve dois filhos com ele . Zarah Leander  tambem  casou-se   1948 com o jornalista Vidar Forsell .


Por Max Hansen Leander veio para Viena . Sua grande chance aconteceu lá em 1 Setembro 1936 na estréia da opereta Axel na porta do céu no Theater an der Wien .   Leander tocou e cantou no papel feminino principal,  de Gloria Mills, que era uma paródia de Greta Garbo . Leander ganhou elogios, foi por Franz Lehár , parabenizada mais de 62 vezes ela foi chamada ao  palco antes que a cortina  se  fecha-se . Com   a parceria Leander e Hansen nesta produção teriam  tambem  os  nomes  de  Paul Morgan, Otto Wallburg e Heidemarie Hatheyer .   Este foi a primeira e  última aparição  no  teatro  por  anos , ela  apenas   voltou a  se  apresentar em  teatro  em 1958 - novamente em Viena - para inaugurar  um novo  teatro.


Paralelo ao seu compromisso no  teatro  ela também  fez seu primeiro filme alemão-austríaco   . Dirigido por Géza von Bolvary ela apareceu no Premiere , uma revista na Krimimelodram ambiente desempenha um papel importante. Leander e  parceiros estavam presentes, entre outros , Charles Martel , Theo Lingen , Átila , Carl Guenther , Maria Bard e Walter Steinbeck .




A sua voz melosa e grave, , contralto  fascinante     aliada à sua inegável beleza, converteu-a na diva preferida dos alemães e do regime. Substituiu no imaginário popular figuras como Marlene Dietrich ou Greta Garbo, que tinham emigrado para os Estados Unidos.



1930 marca o inicio da sua carreira cinematografica, com a sua participação no filme Dantes Mysterier.


Após o êxito de Dantes Mysterier foi convidada para participar na Opereta de Benatzky, em Viena, iniciando assim a sua carreira na Großdeutschland. 

Já em 28 de Outubro 1936 Leander assinou um contrato com o estudio   alemão Ufa , em condições favoráveis ​​para ela: ela poderia  escolher seus próprios roteiros, e mais da metade do seu salário foi pago em coroas suecas.

Ainda em Viena filmou Premiere, para logo incorporar-se na Universum Film AG, onde, entre 1937 e 1943, assegurou personagens de femme fatale. O seu êxito entre o público  de  fala  alemã levou a que se tornasse na grande estrela cinematográfica da Alemanha Nazi.

















Ela era a  estrela de cinema mais bem paga do sexo feminino no Terceiro Reich em. Mesmo Hitler gostava muito dela, como  disse em uma entrevista. Mas não há imagens ou relatórios que mostram os dois juntos em um evento público.  Zarah Leander era uma cidadã sueca e chamou a si mesmo, sempre como uma artista apolítica.
























De 1937 a 1943, ela fez seus filmes mais famosos: Zu neuen Ufern (1937),  La Habanera (1937), Heimat (1938),  Es war eine rauschende Ballnacht (1939),Die große Liebe (1942,  dirigido : Rolf Hansen),Der Weg ins Freie (1941), Damals (1942), alguns deles dirigido por Carl Froelich . Joseph Goebbels escreveu o dia 6 Outubro 1937 em seu diário: "O sucesso financeiro com ela é enorme."Em 1943, as dificuldades económicas da UFA, obrigaram-na a regressar à Suécia, onde continuou a sua carreira profissional. Contudo, nunca recuperou o êxito dos seus anos na Alemanha, que muito a marcaram.Após o seu último dia de filmagens em 10 de Novembro 1942 ela deixou a Alemanha e voltou para sua mansão Loenoe para a Suécia. Na Suécia, os filmes alemães tiveram uma certa popularidade.


Estrela de cinema em  1937  das  mais  conhecidas as gravações  de  Leander   foram feitas sob a marca Odeon .
Zarah Leander   retomou  a  carreira  artistica  , após a guerra  em 1947, na Suíça . Com o  compositor Ralph Benatzky deram  performances no Geneva radiodifusão. Como as primeiras gravações    pós-guerra  , seguiram-se  outras aparições em concertos em Berna , Basiléia e Zurique . Em 1948 ela conheceu Michael Jary e com ele e sua orquestra novamente  fizeram  uma   turnê  na Alemanha (1948/1949), onde  era muito popular. Em 1949, ela também apareceu pela primeira vez na sua Suécia natal, em Malmö , e se casou com seu  terceiro esposo em janeiro de 1956, o maestro sueco e pianista de jazz Hülphers Arne , que a acompanhava   musicalmente desde 1952.


1950 Zarah Leander pela primeira vez em sete anos  fez  um filme. Dirigido por Geza von Cziffra foi Gabriela . O drama de mãe e filha foi com empréstimos muitos de seus filmes anteriores, novamente um  típico filme Zarah Leander . Na bilheteria o filme foi um sucesso. Leander estava insatisfeita com o resultado e saiu em turnê novamente em 1951, que a levou a vários países.


A partir de então dedicou-se ao desempenho de suas canções. Peter Kreuder compôs para  ela  o musical Madame scandaleuse e Senhora de Paris , com textos de Ernst Nebhut e Karl Farkas . Na Suécia e na Alemanha surgiu no início dos anos 1960 mostra televisão com seus pinheiros . Além disso, uma apresentação foi seguida no musical O azul do céu por Friedrich Hollaender .


Em 5 Setembro 1958 Zarah Leander   retorna aos palcos  de  Viena   no  Teatro Raimund  em Madame scandaleuse , um musical de Ernst Nebhut e Kreuder Peter  onde ela interpretou o papel principal  ,   com  este papel     também fez aparições em 1959, em Munique , Berlim e Hamburgo .
Durante uma apresentação na primavera de 1975, Zarah Leander   teve  um   colapso durante uma apresentação, e, finalmente, em Estocolmo, ela sofreu seu primeiro acidente vascular cerebral .


Zarah Leander e Marika Rökk foram os ícones femininos do cinema alemão. 


Em junho de 1979 ela deu uma conferência de imprensa em seu último adeus ao palco. Zarah Leander se retirou para sua propriedade em Loenoe. Após várias estadias no hospital, ela morreu de outra hemorragia cerebral e foi enterrada no cemitério de Loenoe.




Comentários