Readyboost o que é ? funciona ? .



Readyboost    o  que  é  ?  funciona ?   .

ReadyBoost cujo nome técnico é Extended Cache é o nome de uma tecnologia de cache de disco incluída nos sistemas operacionais Windows Vista e Windows 7 da Microsoft. Ela faz com que computadores que estejam rodando o sistema utilize a memória flash de dispositivos como pendrives, cartões de memória (Secure Digital Card, Compact Flash e etc.), entre outros, de forma a melhorar a performance geral do computador.



O Windows Vista/7 aproveita dos dispositivos de memória compatíveis que estiverem inseridos no computador para realizar o cache das informações, com uma performance de leitura cerca de 10 vezes mais rápida que um disco rígido tradicional. Apesar disso, dispositivos de memória flash são mais lentos para operações de entrada/saída sequencial, então, para maximizar a performance o sistema redireciona tais operações para o disco rígido.


Segundo a Microsoft parte do ganho também se dá graças aos algoritmos avançados de gravação nas mídias removíveis pois estas têm as informações comprimidas a uma taxa de 1.8x a 2.3x.


Quando o usuário remover o dispositivo, apenas o cache é perdido. Não há perda de dados importantes, nem prejuízo ou risco ao sistema. Fator importante, já que se trata de um dispositivo móvel.


Com o Readyboost o usuário perceberá melhorias consideráveis durante tarefas pesadas e repetitivas de acesso ao disco. Isto inclui quando há pouca memória disponível e tarefas como troca de usuários.


Quando um dispositivo compatível é conectado ao computador, o Windows informa ao usuário a opção de utilizá-lo para melhorar o sistema, e uma opção adicional é adicionada aos controles de disco onde é possível determinar a quantidade de espaço do cartão que pode ser utilizada. O ReadyBoost pode ainda ser capaz de utilizar memória RAM ociosa em computadores em rede numa próxima atualização.


Imporante fato e principal que a memória RAM instalada tem melhor desempenho nativo e o Readyboost permite que esta seja liberada com uso da memória flash como arquivo flutuante da própria RAM, o Windows usa a memória flash como flutuante da RAM (veja termo inglês swim), para deixar memória RAM instalada livre; ao mesmo tempo somado a velocidade e a quantidade da memória flash adicionada; recomenda a Microsoft o dobro da RAM e ainda para um melhor desempenho (4x) quatro vezes a memória RAM instalada; ReadyBoost libera memória RAM instalada e acrescenta a memória flash como flutuante da principal. 


Recomenda-se um mínimo de 1GB de memória Flash; e que se reinicie o sistema, vez que o uso da memória flash ocorre gradualmente e em conjunto com a RAM instalada, não ocorre uma transferência abrupta de arquivos guardados na RAM para dentro da memória flash pelo simples fato de ser adicionada, ocorre processo gradual de gerenciamento dos dois tipos de memória que estão em conjunto. 


Resulta em que a memória RAM que tem melhor desempenho e maior velocidade fica mais liberada para outras tarefas, enquanto fica somado ao sistema o desempenho paralelo da memória flash adicionada; o que reflete acréscimo de desempenho no sistema ; como exemplo, uso de vários programas, navegadores e aplicativos, abertos em conjunto. A finalidade da memória flash adicionada é auxiliar e aumentar a RAM instalada, como coadjuvante; as tarefas maiores ainda ficam relegadas a principal. Então ocorre que para maximizar o desempenho do sistema se acrescente memória RAM de alto desempenho e grande capacidade de armazenamento, e então o ReadyBoost maximiza o sistema, liberando memória RAM, rapida e de maior desempenho e acrescentando memória flash(como flutuação para a RAM principal) com respectiva velocidade e capacidade de armazenamento; Isso faz com que a memória RAM principal "Navegue" com rapidez, se torne mais dinâmica e tenha desempenho melhorado; Somando então memória RAM com memória flash reservada no ReadyBoost, aumenta globalmente o desempenho de todo o sistema.



A memória RAM fica mais livre e dinâmica; usando a memória Flash como de secundária,ou de flutuação. Acontece melhor gerenciamento de memória RAM; então esta fica preservada em funcionalidade, uso e desempenho e tem a vida útil prolongada, em especial com o uso de variados aplicativos em conjunto, ou uso massivo de aplicativos; Cada vez entre inumerávies vezes que o sistema busca arquivo guardado na memória Flash, a RAM fica livre dessa tarefa assim como também o HD(Disco-Rígido), livre para outras tarefas, e tem sua vida útil prolongada. 


Grande otimização usar memória Flash para dinamizar a RAM; desnecessário deixar arquivos simplesmente ocupando espaço na RAM; Fazendo esta ficar menos sobrecarregada e tendo uma auxilidar ou coadjuvante a memória RAM tem a Vida Útil aumentada.

Quanto ao HD (Disco Rigido); Fato de a memória Flash ter acesso randômico ou aleatório mais rápido que o HD é uma grande otimização para o sistema, o gerenciamento, mais rápido e otimizado; quando se tem uma memória auxiliar para essa finalidade. Enquanto arquivos aleatórios ou randômicos são acessados com grande velocidade na memória Flash, onde estão organizados em especial atenção arquivos muito frequentemente acessados, fica o HD livre consequentemente para gerenciar arquivos maiores onde tem a vantagem de leitura sequencial bastante rápida; Fato muito importante para otimização e aumento da Vida Útil do HD, enquanto são evitadas leituras nele funciona como otimização de vida útil; vez que deixa de acessar uma infinidade de arquivos e de vezes esses mesmos; Pelo que deixar de buscar infinidades de arquivos aleatórios ou randômicos constantemente, esta livre para leituras sequenciais maiores; Fica evidente otimizado que o HD tem sua vida útil aumentada; em especial no caso de usá-lo como servidor.


Todo sistema tem certa quantidade de memória RAM ativa não utilizada, o Readyboost pode guardar esta memória como cache; A Microsoft se refere a este como a eliminação de estado de memória frio; onde a RAM carrega mas para ocupar espaço nela. Usando o SuperFetch(ver este termo) esta memória pode ser carregada como pré-cache; SuperFetch é um aplicativo que a Microsoft desenvolve para organizar e otimizar o sistema, em especial usando estimativas de programas ou aplicativos mais comumente abertos e ou usados mais regularmente e organiza este cache; o SuperFetch aprende sobre os usos dos aplicativos e busca otimizar os processos. Ainda se tem como importante que sempre que a memória RAM não esta sendo utilizada tem sua vida útil aumentada; assim como quando arquivos ou aplicativos não são constantemente acessados no HD(Disco-Rígido) este tem também sua vida útil aumentada; por dois fatos, ele esta sendo menos acessado quando são chamados esses aplicativos e pode dar mais atenção a partes que necessitam de fato, como por exemplo grandes leituras sequenciais de arquivos. Incluso for utilizado como HD(Disco-Rígido) um Disco de Estado Sólido (SSD) que é construido com memória Flash, este tem também a mesma otimização por esses fatos, de estar livre de tarefas repetitivas, de poder concentrar a atenção em tarefas mais necessárias e pelo fato de ser menos acessado tem sua Vida Útil aumentada. 


Assim mesmo quando substituirem discos magnéticos por discos Flash de estado sólido (SSD) o Readyboost através da otimização do SuperFetch é forma interessante para otimizar o sistema.


Considerada que a memória Flash esta cada vez mais rápida e com maior capacidade, uma interatividade dela com o sistema operacional tende a trazer grandes ganhos se for utilidada para otimização; pelo fato de organizar tarefas comuns ou constantemente acessadas, permitindo reforçar a capacidade de outros elementos do conjunto do sistema por permitir concentração em tarefas mais necessárias, eliminando estados "frios" ou apenas repetitivos; e aumentando a vida útil do conjunto devido ao não uso desnecessário. 


Fato coadjuvante da memória Flash é interessante para todo o sistema, aí se preve ainda mais utilidades para o Readyboost na otimização usando SuperFetch (ver termo) para gerenciar os processos.


Formatação - memória Flash - Formatar Pen drive. Formatar em FAT32 que é leve mas somente da suporte a uso de 4GB para Readyboost no sistema. Formatar em NTFS permite para uso de mais que 4GB dando suporte a partições maiores do que 32GB para formatação. Formatar em NTFS da suporte a maior segurança. 


Para formatar em NTFS antes va onde mostra o dispositivo Flash; va em Propriedades / Hardware / Selecione o Dispositivo Flash que ira formatar / Clique em Propriedades / Diretivas / Selecione opção Melhor desempenho.

Para um dispositivo ser compatível é necessário que:

Tenha capacidade mínima de 256 MB.
Deve suportar o protocolo USB 2.0.
Deve ser capaz de fazer leitura com velocidade de 3.5 MB/s escrita a 2.5 MB/s.

Comentários