Carlos, “O Chacal”.



             Protesto em apoio à repatriação de Carlos, o Chacal em Caracas


Ilich Ramírez Sánchez, conhecido como Carlos, também como “O Chacal”, apelido da imprensa burguesa para desqualificar sua ação (Caracas, Venezuela, 12 de Outubro de 1949) é um autodenominado revolucionário de esquerda . Sua alcunha foi-lhe dada pela imprensa depois que foi encontrada no seu quarto de Hotel, após o assassinato de dois policiais, uma cópia da novela de Frederick Forsyth " O Dia do Chacal" baseado no célebre personagem que teria tentado justiciar o presidente francês Charles de Gaulle.Ilich ingressou na FPLP palestina (organização de corte marxista-leninista) aos 24 anos, após sair da Patrice Lumumbe na URSS, tendo dirigido o famoso e exitoso ASSALTO À SEDE DA OPEP em Viena, com a captura de 11 ministros, aos 26 anos. Ilich foi talvez um dos maiores gênios militares da guerra de guerrilhas revolucionária, e militou durante toda sua vida pela causa palestina e pelo comunismo.

Em 1975, leva a cabo um dos mais espetaculares atos terroristas: seqüestrou onze ministros de países-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que estavam reunidos em Viena, Áustria. Acabam por morrer três pessoas. Nas décadas de 1970 e 1980 era o homem mais procurado do mundo, por todos os serviços secretos ocidentais.
Nascido na Venezuela, filho de um advogado venezuelano comunista, preferência ideológica evidente na escolha dos prenomes de seus três filhos: Vladimir, Ilich e Lenine, referentes ao líder bolchevique russo, Lenine (cujo nome original é Vladimir Ilyich Ulyanov).

Carlos estudou numa escola de Caracas e juntou-se ao movimento da juventude comunista em 1959. Ele fala correntemente espanhol, árabe, russo, inglês e francês
Em 1966, após o divórcio dos seu pais, foi com a mãe e o seu irmão para Londres para continuar os seus estudos na faculdade de Stafford House Tutorial em Kensington.

Em 1968 seu pai tentou levá-lo para Universidade de Sorbonne, mas ele foi para a universidade de Patrice Lumumba em Moscow, de onde foi expulso em 1970.

Ramírez Sánchez entrou para a Frente Popular para Libertação da Palestina (FPLP), em 1970, aquando da contratação oficial de Bassam Abu Sharif lhe deu o codinome Carlos, devido à sua raízes Sul-americana., com 24 anos.

FPLP
Depois de completar o treinamento de guerrilha, Carlos desempenhou um papel ativo para a FPLP, no norte da Jordânia durante o Setembro Negro, o conflito de 1970, ganhando uma reputação como um lutador. Após a organização ser expulsa para fora da Jordânia, ele retornou a Beirute. Ele foi enviado para ser treinado por Wadie Haddad . Ele finalmente deixou o Oriente Médio para participar de cursos na Polytechnic of Central London (agora conhecido como a Universidade de Westminster) e, aparentemente, continuou a trabalhar para a FPLP.

Em 1973, Carlos foi citado com a FPLP, que havia realizado uma tentativa frustrada de assassinato em Joseph Sieff , um empresário judeu e vice-presidente da Federação Sionista Britânica . O ataque foi anunciado como retaliação ao Mossad 's pelo assassinato de Mohamed Boudia , líder da FPLP em Paris .

Carlos admite a responsabilidade por um ataque a bomba que falhou no Banco Hapoalim em Londres e ataques com carro-bomba a três jornais franceses acusados ​​de terem inclinações pró-Israel . Ele confirmou que lançara granadas em um restaurante parisiense em um ataque que matou dois e feriu 30. Mais tarde, ele participou em dois ataques com foguete e granada a aviões El Al no Aeroporto de Orly , perto de Paris, em 13 de janeiro e 17 de 1975.

Em 27 de junho de 1975, o contato de Carlos no Líbano, da FPLP Michel Moukharbal, foi capturado e interrogado pela agência de inteligência francêsa , segundo versão o traiu . Quando três agentes desarmados das DST tentou entrevistar Carlos em uma casa em Paris no meio de uma festa, ele atirou nos três agentes, matando dois, e também atirou e matou Moukharbal. Carlos fugiu do local, e conseguiu escapar via Bruxelas a Beirute.

De Beirute, Carlos participou do planejamento para o ataque à sede da OPEP em Viena. Em 21 de dezembro de 1975, ele liderou a equipe de seis pessoas (que incluía Gabriele Kröcher-Tiedemann ), que atacou a reunião de líderes da OPEP; eles levaram mais de 60 reféns, e matou três: um policial austríaco, um empregado da OPEP iraquiano, e um membro da delegação líbia. Carlos exigiu que as autoridades austríacas ler um comunicado sobre a causa palestina na rádio austríaca e redes de televisão cada duas horas. Para evitar a execução de um refém a cada 15 minutos, o governo austríaco concordou e o comunicado foi transmitido, conforme solicitado.

Nos anos seguintes a invasão da OPEP, Bassam Abu Sharif , outro agente PLFP, e Klein afirmou que Carlos tinha recebido uma grande soma de dinheiro para a libertação segura dos reféns árabes e manteve-o para seu uso pessoal. Alegações são de que o montante foi entre US$ 20 milhões e US$ 50 milhões. A fonte do dinheiro também é incerta, mas, segundo Klein, foi de "um presidente árabe". Carlos disse mais tarde a seus advogados que o dinheiro foi pago pelos sauditas em nome dos iranianos e foi "destinado no caminho e para a Revolução".

Carlos deixou a Argélia para Líbia e Aden , onde ele participou de uma reunião de altos funcionários FPLP para justificar sua incapacidade de executar dois reféns sênior da OPEP ministro das Finanças de Irã , Jamshid Amuzgar , e o ministro do Petróleo da Arábia Saudita , Ahmed Zaki Yamani . Seu lider na FPLP- Wadie Haddad e Carlos foram expulsos por não fotografar reféns enquando as exigencias não fossem atendidas , falhando assim a sua missão.

O ataque aos membros da OPEP foi apenas o início, já que os ataques sucederam-se, Carlos lança um granada contra um banco israelita em Londres, duas bombas numa farmácia em Paris, atentados contra aviões de Israel estacionados no Aeroporto de Orly, ataque contra um comboio de passageiros que ia de Paris para Toulouse, onde era suposto ir o primeiro-ministro francês, Jacques Chirac. Em todas estas ações, ele sempre conseguiu fugir das polícias secretas.

Carlos, o "Chacal", era naquele momento o "inimigo público", o mais procurado do mundo, pelas principais policias secretas. Ao contrário de Bin Laden, ele participava pessoalmente nas ações, onde ele era o responsável por tudo, apenas tinha colaboradores que o ajudavam. Quanto aos colaboradores de Carlos, a lista é igualmente extensa, suspeitando-se que tenha colaborado com os regimes líbio de Muammar al-Gaddafi, iraquiano de Saddam Hussein, sírio de Hafez al-Assad, cubano de Fidel Castro, e ainda com vários países do Leste Europeu, as Brigadas Vermelhas da Itália ou o movimento M19 da Colômbia.

Sua retirada de ação não é muito clara, visto que por várias vezes a CIA, a DST (Direction de la Surveillance du Territoire) e o Mossad tentaram, em vão, neutralizar suas ações ao longo dos anos. Considera-se que com o fim da Guerra Fria, no início da década de 90, a falta de oferta de ações e a sua já debilitada saúde fizeram com que ele se retirasse da vida de terrorista, passando por uma série de países em busca de exílio até fixar-se no Sudão, mas não há um consenso a respeito do porque da sua inatividade de fim dos anos 80 ao inicio dos anos 90.

Em 14 de Agosto de 1994, durante o seu internamento numa clínica em Cartum (capital do Sudão) para uma operação nos testículos, Carlos foi adormecido com anestesia geral, conduzido ao aeroporto e colocado num jato do Governo francês, com destino a uma das cadeias de alta segurança dos arredores de Paris.

Não são ainda claras as circunstâncias que levaram o governo do Sudão, um dos países que figurava na lista negra norte-americana dos Estados apoiantes do terrorismo, a entregar Carlos à DST e nem se a operação foi realmente da DST, do governo do Sudão ou se aconteceu em cooperação com outros serviços internacionais.

Mais tarde, já durante o seu julgamento pela morte de dois polícias da DST e um traidor denunciante palestino, Carlos nunca mostrou arrependimento pelos ataques que perpetrou, logo na primeira audiência, questionado pelo presidente do tribunal acerca da sua profissão, respondeu: "Sou um revolucionário profissional na velha tradição leninista."

A 23 de Dezembro de 1997 recebeu a sentença de prisão perpétua.

Durante o seu julgamento, Carlos foi defendido por vários advogados. O principal foi o advogado francês Jacques Vergès, retratado no filme O Advogado do Terror (2007), que figura no filme numa entrevista dada por telefone da prisão. Outro detalhe apresentado no filme foi o seu relacionamento com Magdalena Kopp, com quem teve uma filha.

Três outros membros do grupo serão julgados à revelia: Johannes Weinrich, braço direito de Carlos, foi preso na Alemanha, mas Berlim se recusa a enviá-lo para a justiça francesa. Christa Frohlich está foragida na Alemanha, enquanto que o palestino Ali Kamal Al Issawi ainda é procurado.

O veredicto deve sair até 16 de dezembro.

Comentários