Andres Sanchez,diretor de seleções da CBF.



Depois ser anunciado como futuro diretor de seleções da CBF, o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, disse, nesta sexta-feira, que foi surpreendido pelo convite e que não poderia virar as costas para os brasileiros.

"O presidente da CBF me ligou ontem à tarde [quinta-feira] e pediu para eu estar hoje na CBF, não sabia [do convite]. Fui surpreendido, mas não posso negar um convite de um amigo e virar as costas para a nação brasileira", afirmou.O presidente corintiano nunca escondeu que tem um ótimo relacionamento com Teixeira.
Sobre a relação com o técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, que trabalhou no Corinthians em parte de sua gestão, Andres disse que a cobrança será natural.

"[O Mano] Vai ser cobrado e exigido, como todos os treinadores. A única diferença é que nos conhecemos, e a conversa e jeito de falar ele já sabe como são", disse o dirigente que permanecerá como presidente corintiano até o dia 15 de dezembro próximo.

Na prática, Andres será o responsável por definir a programação, contratar treinadores para todas as categorias e coordenar as equipes.

Este cargo é novo. Antes da Copa do Mundo de 2010, o responsável pela área era Américo Faria, que atuava como supervisor. O último diretor foi Jorge Salgado, nos anos 90.

No Mundial da África do Sul, Andres já havia sido o chefe da delegação da seleção, que foi eliminada nas quartas de final diante da Holanda.

O anúncio sobre o novo cargo de Andres acontece às vésperas da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians lidera o campeonato com 67 pontos, dois a mais do que o vice-líder Vasco. O clube paulista pode ser campeão neste domingo caso vença o Figueirense e veja o Vasco não derrotar o Fluminense.

Tudo isto vem mostrar que o Corinthians possui hoje muito poder politico , e se tornará uma força imensa após a Copa , deixando preocupados seus rivais , que sempre minimizaram o Andrés chamando ele de ignorante , analfabeto , grosso , burro e por ai vai , mas saibam um pouco mais sobre ele .

A origem do seu nome é espanhola, assim como sua família oriunda de Almeria, Província de Andaluzia, no Mediterrâneo. Em grego, seu nome significa “másculo”, “varão”, e indica uma pessoa intuitiva que tem sempre ideias originais e brilhantes. Foi o segundo filho de Dona Josefa Sanchez e do Sr. Gregorio Navarro, tendo como irmãos, Ginessa, Andrea e Tadeo. Andrés nasceu na cidade paulista de Limeira, véspera de Natal, dia 24 de dezembro de 1963. Com 43 anos, sendo um dos mais jovens presidentes eleitos da história do S.C. Corinthians Paulista. Seus maiores fãs são seus filhos, Lucas e Marina. Sua vida sempre foi assim, desde os primeiros tempos.

Aos 14 anos, em 1978, tornou-se sócio do Corinthians, e teve sua carteirinha assinada pelo então presidente Vicente Matheus. Na escola primária, sua primeira professora, Dona Laudia, ensinou-lhe os primeiros passos da vida, que seria mais tarde repleta de êxitos em todos os campos onde atuou. Estudou nos colégios Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora do Brasil (Limeira), possuindo o curso secundário completo. Ainda criança, dos seis aos oito anos, entre 1970 e 1972, morou por dois anos na Espanha, em companhia da família. O serviço militar no 4º. Batalhão de Infantaria Blindado do Exército (BIB), ensinou-lhe um lema que esteve sempre presente em sua vida: “aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, lutará 100 batalhas sem perigo de derrota”.

Sua vida profissional iniciou-se em 1976, aos doze anos de idade, trabalhando como feirante ao lado dos familiares, até os dezessete anos, quando os Navarro Sanchez, em 1982, iniciaram um novo negócio no ramo da indústria plástica. Essa empresa familiar cresceu muito e constitui-se hoje num próspero e sólido Grupo Empresarial, com mais de 40 distribuidores em todo o território nacional, empregando e gerando o sustento de milhares de famílias brasileiras. Mas não é só isso. Suas empresas também prestam relevantes serviços na área social através do Instituto Sol, mantenedor de inúmeros programas assistenciais, em parceria com as entidades “Cáritas”, CDI, Instituto Ethos, Pastoral da Criança, SESI, UECC, GIFE, UNEB e UNICEF.

Sua qualificação como próspero empresário assegura atuação e gestão que darão ao Corinthians as características de uma verdadeira empresa, administrada com a mesma competência e seriedade que garantiu seu êxito absoluto como industrial. Freqüenta o Parque São Jorge desde 1974 (10 anos de idade), tendo em 1990 iniciado sua participação política do Clube. Em 1997 tornou-se Conselheiro e em 2002 assumiu a Vice Presidência de Esportes Terrestres. Em 2003 passou a ser Conselheiro Vitalício. Em 2005 exerceu por 11 meses a vice presidência de Futebol, período em que o Timão conquistou o Campeonato Brasileiro. Deixou o cargo mais cobiçado do Clube, por discordâncias que lhe inspirariam criar, ao lado de outros opositores, o Movimento “Renovação e Transparência”, que de maneira surpreendente venceu as eleições na Assembléia Geral, em 2006, empossando 100 novos Conselheiros eleitos pelo voto dos associados. Depois vieram a reprovação da contas, o afastamento do presidente e seu vice, culminando com a vitória no pleito de 9 de outubro de 2007, assumindo a presidência do Sport Club Corinthians Paulista, num momento extremamente grave e muito difícil para a vida do Clube. Seu mandato vai de fevereiro de 2009 até janeiro de 2012.

Em 2007, pouco antes da maior tragédia esportiva do clube, o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então comanda uma grande e profunda reformulação da estrutura funcional do clube e do futebol, aliado com o Departamento de Marketing, comandado por Luis Paulo Rosemberg, culminando com o retorno do Corinthians à elite do futebol brasileiro, ao conquistar o título da Série B em 2008, após contratar Mano Menezes para comandar a equipe, tendo o treinador gaúcho levado à equipe, sem que ninguém esperasse à Final da Copa do Brasil do mesmo ano, tendo sido derrotado na final contra o Sport Clube do Recife.

Em dezembro de 2008 confirmou uma das maiores contratações da história do futebol brasileiro, ao anunciar que fechara contrato com Ronaldo Fenômeno para o ano de 2009, tendo sido peça fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista (invicto) diante do Santos e da Copa do Brasil, contra o Internacional, garantindo a participação corintiana na edição 2010 da Taça Libertadores da América, no ano do centenário do clube.

Às vésperas do Centenário do Corinthians, anunciou a construção do Estádio do Corinthians, o grande sonho dos torcedores, que será localizado em Itaquera, com capacidade inicial de 48 mil pessoas, que sera aumentada para receber a abertura e outros jogos da Copa do Mundo.

Andrés Sánchez se envolveu em polêmicas com o dirigente palmeirense Pescarmona por acusar seu time de ter "entregado" o jogo ao Fluminense Football Club para que o Corinthians não vencesse o campeonato. Em 2010 ainda, ao final do campeonato, no prêmio Craque do Brasileirão, Andrés Sánchez foi vaiado pela torcida tricolor , após debochar dela no Rio de Janeiro logo depois de proferir o discurso sobre o centenário corintiano.

Deixará a presidência do Corinthians em dezembro de 2011 sem ter conseguido levar a equipe à conquista da Copa Libertadores da América, tida como "principal projeto" durante todo seu mandato. No entanto, conseguiu construir um moderno Centro de Treinamento no Parque Ecológico do Tietê, além de agilizar a construção do tão sonhado estádio em Itaquera.

Andrés Sanches foi um dos responsáveis pela deserção de vários clubes do Clube dos 13 que tentavam conseguir o maior valor já pago no futebol brasileiro pelos direitos de trasmissão. O C13 é dirigido por Fábio Koff e tinha como vice-presidente Juvenal Juvêncio, que ganharam a eleição contra chapa que era apoiada por Andrés Sanches e Ricardo Teixeira que tinha como candidato Kléber Leite.

Andrés Sanches nutre a rivalidade com o Juvenal Juvêncio ,Andrés Sanches apoiado por Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que é suspeito de corrupção e que está juntando aliados políticos para paralisar a CPI que foi proposta por Anthony Garotinho, Ricardo Teixeira inclusive foi a capital federal e conseguiu que alguns políticos que já tinham apoiado a abertura da CPI retirassem suas assinaturas misteriosamente.

Ele foi chefe da delegação brasileira na Copa da África do Sul, e fez parte da comitiva liderada pelo presidente da CBF, Andrés conseguiu emplacar a construção do estádio do Corinthians em Itaquera para ser sede da abertura da Copa de 2014.

Comentários