REGRAS CARTESIANAS.


René Descartes (La Haye en Touraine, 31 de março de 1596 — Estocolmo, 11 de fevereiro de 1650) foi um filósofo, físico e matemático francês.

As Quatro Regras de René Descartes (1637):

1ª – Jamais aceitar, como verdadeira, qualquer coisa que eu não reconheça claramente
como tal; isto é, evitar, cuidadosamente, a precipitação e os preconceitos e não incluir,
em meu julgamento, nada além do que foi apresentado à minha mente, com tal clareza
e de modo tão preciso, que exclua todas as razões de dúvidas.

2ª – Dividir cada uma das dificuldades em exame em tantas etapas quantas forem
possíveis e necessárias para sua solução adequada.

3ª – Conduzir meus raciocínios em tal graduação que, começando com assuntos mais
simples e mais fáceis de reconhecer, eu possa subir pouco a pouco, chegando, passo a
passo, ao conhecimento dos assuntos mais complexos; em cada raciocínio, dou uma
certa ordem, mesmo nos objetos que, por sua própria natureza, não têm relação de
precedência e sequência.

4ª – Fazer enumerações tão completas, em cada caso, e análises tão gerais que se
possa estar seguro de que nada foi omitido.

Comentários