Datena se despede da Record.





Encerramento do Cidade Alerta do dia 29/07/2011, com Datena se despedindo do canal.



Datena perdeu interlocução até com a cúpula. Havia uma semana que o vice-presidente de jornalismo, Douglas Tavolaro, não o atendia. Tavolaro teria, inclusive, comemorado a saída do apresentador,o clima se tornou insustentável entre o apresentador e sua própria equipe.

No momento da demissão, Datena se disse "chateado" com a emissora.

A Record considera agora dois nomes para substituí-lo: Reinaldo Gottino e Marcelo Rezende.

A volta de Datena à sua ex-emissora tampouco deve ser tranquila já que ele também tem problemas com pessoas da direção da Band.

Recontratado pela Record há apenas 43 dias, José Luiz Datena vai voltar à Band. Ontem, no fim do "Cidade Alerta", o jornalista agradeceu a equipe, a quem chamou de "chão de fábrica", e se despediu do telespectador da emissora do bispo Edir Macedo: "Até um dia". Minutos depois, ele conversou com jornalistas por telefone e disse: "É difícil um jornalista trabalhar sem liberdade". Sobre sua quebra contratual, falou que "seus advogados resolverão a multa". A lua de mel entre Datena e Record durou pouco. O jornalista era censurado e tinha de definir diariamente as reportagens de seu programa com a alta cúpula. Não podia tratar de temas religiosos nem de crimes contra gays. A multa milionária, de cerca de R$ 18 milhões, que ele tinha com a Record e motivou sua transferência, foi perdoada. De volta à Band, ele reassumirá o "Brasil Urgente" no dia 8 de agosto. Luciano Faccioli vai retornar ao comando do "Primeiro Jornal", da Band.
José Luiz Datena nasceu em Ribeirão Preto-SP, em 19 de maio de 1957 , jornalista, locutor esportivo e apresentador de televisão .
O primeiro trabalho de José Luiz Datena foi em uma rádio de sua cidade natal. Ele era repórter do programa Plantão Esportivo, onde também exercia a função de locutor.

Ainda em Ribeirão Preto, Datena trocou o rádio pela televisão. Além das reportagens esportivas, passou a cobrir outros temas. Foi justamente uma reportagem sobre um lixão da cidade que lhe rendeu o primeiro de dois prêmios Vladimir Herzog.
Em 1996, entrou para a equipe de esportes da Rede Record. Na emissora, o já consagrado repórter esportivo ganhou mais notoriedade comandando o programa policial Cidade Alerta. Depois de uma brevíssima passagem pela RedeTV! em 2002, apresentando o Repórter Cidadão também policial, volta para a Record e vai em seguida para a Bandeirantes
Estreou na Rede Bandeirantes como jornalista esportivo, onde atuou como repórter e locutor, participando da cobertura dos principais eventos esportivos no Brasil e no exterior. Aliás, foi nessa época que Datena criou o acrônimo que a emissora de João Jorge Saad mantém até hoje como nome: Band.
Apresentando o Brasil Urgente (semelhante ao "Cidade Alerta") e o No Coração do Brasil, no qual viaja para vários lugares do país apresentando aspectos pitorescos de nossa terra, formato já exaustivamente utilizado desde os tempos de Amaral Neto. Datena apresentou o Brasil Urgente e o telejornal local São Paulo Acontece, na Rede Bandeirantes, além do programa Manhã Bandeirantes, na Rádio Bandeirantes até junho de 2011.

Comentários

  1. o datena e muito bom reporter mas sua arrogancia e melhor ainda .
    ele preciza aprender a ser mais umilde e aceitar ordens
    afinal ele naõ e dono de nenhuma rede e naõ sabe ser subalterno
    ridiculo

    ResponderExcluir

Postar um comentário