A bomba nuclear do Irã .


Liderança do Irã é não se intimida com as sanções impostas ao país e parece desimpedido pelo dano o worm de computador Stuxnet causados ​​às centrífugas na unidade de enriquecimento de urânio em Natanz.
A procissão de carros com Fereidoun Abbasi Davani acelerou para baixo Wagramer Viena Strasse nesta segunda-feira e no parque de estacionamento subterrâneo da Agência Internacional de Energia Atômica. Fora do edifício, na margem do rio Danúbio, a cerca de 30 manifestantes do movimento Stop the Bomb manifestando, acenando sinais denunciando o cientista nuclear iraniano. Mas os oficiais de segurança iranianos pareciam mais preocupados com a perspectiva de alguém que tenta explorar a visita controversa Abbasi Davani para terminar o trabalho.

Em 29 de novembro de 2010, pistoleiros anônimos tentaram  assassinar Abbasi Davani quando ele saiu de sua casa, em Teerã. Ele e sua esposa, sentada ao lado dele no carro, foram atingidos por tiros, mas sobreviveu à tentativa de assassinato. O Irã culpou o Mossad pela operação que falhou.
Os assassinos foram mais bem sucedido em um ataque diferente, lançado naquele mesmo dia, que matou outro cientista nuclear - Majid Shahriari.

Os iranianos afirmaram que Abbasi Davani nada mais era que um professor de física inocente. Fontes da inteligência disseram que sua posição na universidade era apenas um disfarce para suas atividades secretas, como um dos principais especialistas em armamento do Irã, que está trabalhando na fase final e decisiva do desenvolvimento de uma arma nuclear sob os auspícios da Guarda Revolucionária. Seu nome aparece na lista negra da ONU Conselho de Segurança, compilados depois que o Conselho de Segurança votou em março de 2007 para impor sanções a empresas, organizações e indivíduos envolvidos em programas nucleares e de  mísseis balísticos do Irã . Ele também aparece em listas semelhantes compilados pelos Estados Unidos e da União Europeia, que ordenou que os seus bens fossem congelados.

Cerca de dois meses após Abbasi Davani ser baleado, em janeiro de 2011, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad nomeou como seu vice-presidente e como chefe da Organização iraniana de Energia Atômica, um movimento rebelde que parecia dizer o Irã continuará seu programa nuclear e ninguém podera  parar -lo.

Cerca de duas semanas antes de sua chegada a Viena para participar na Conferência Ministerial da AIEA sobre a Segurança Nuclear, Abbasi Davani anunciou que até o final do ano, o Irã vai triplicar a quantidade de urânio que tem enriquecido a um nível de 20 por cento. Apesar de urânio enriquecido a este nível é destinado principalmente para uso como combustível do reator de Teerã,uma pequena pesquisa nuclear, que produz isótopos médicos, mas também reforça o conhecimento de iranianos especialistas nucleares e sua capacidade de controlar todas as etapas de enriquecimento - incluindo a um nível de 93%, o que permite a produção de material físsil usado para fazer uma arma nuclear.

Este anúncio pelo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã foi muito perturbador para Israel, Estados Unidos e outros países ocidentais. Ela indica que o Irã está determinado a prosseguir o seu programa nuclear em alta velocidade e é até acelerar o ritmo. Significa que as lideranças  do Irã   não se intimidam com as sanções impostas ao país, ou pelo dano o worm de computador Stuxnet causados ​​ao programa que opera as centrífugas na unidade de enriquecimento de urânio em Natanz. O worm Stuxnet tem sido atribuída a uma operação de sabotagem realizada pelo Mossad e da CIA. De acordo com fontes externas, é uma das principais realizações do ex-chefe do Mossad, Meir Dagan.

No mesmo anúncio, Abbasi Davani disse que o Irã desenvolveu um modelo de centrífuga avançada onde os  rotores giram em maior velocidade, permitindo assim o enriquecimento de uma grande quantidade de urânio em um curto tempo. Centrífugas tais, disse ele, serão construídas no local  de enriquecimento de urânio que o Irã construiu secretamente perto da base da Guarda Revolucionária do lado de fora de Qom.

De acordo com os relatórios dos inspectores da AIEA, que visitou, o local, construído dentro de uma montanha, parece uma instalação fortificada feito para suportar bombardeios aéreos. Sua existência foi revelada em setembro de 2009 graças a informações obtidas pelas agências de inteligência de Israel, os EUA ea Grã-Bretanha. De acordo com ambas as fontes diplomáticas em Viena e especialistas em inteligência, o local de Qom, que contém apenas 3.000 centrífugas, pode ter apenas um objetivo - o enriquecimento de urânio para a produção de uma arma nuclear.

Duas novas questões cruciais estão agora procupando todos aqueles que seguem o programa nuclear iraniano. Uma é se Qom foi escolhido como um local para o enriquecimento de urânio, devido apenas à sua localização estratégica, ou se algum significado deve ser anexado ao fato de que os xiitas consideram uma cidade santa, o lugar de residência do aiatolá Khomeini, fundador da República Islâmica.

Ahmadinejad e vários de seus ministros, assim como altos comandantes na Guarda Revolucionária, pertencem a um grupo pequeno, mas influente no governo iraniano que adere a uma crença mística na vinda do Mahdi - o Décimo Segundo, ou escondido, Imam - que é considerado o Messias xiita. Uma das condições para a vinda do Mahdi é que uma grande parte da população do mundo seja  aniquilada em uma grande guerra.

Esta doutrina xiita radical tem paralelos na idéia da guerra de Gog e Magog na escatologia cristã, que está profetizado para acontecer no Vale de Jezreel não muito longe de Tel Megiddo (Armagedon na tradução grega). É o local no Armageddon Ahmadinejad Qom, onde uma arma será desenvolvido que irá aniquilar os incrédulos e apressar a vinda do Messias?

Outro motivo de preocupação é um artigo publicado há dois meses em um website da Guarda Revolucionária. Nele, pela primeira vez, o autor falou sobre "o dia depois de" O Irã realiza-ra um teste nuclear bem sucedido que transformá-lo em uma potência nuclear. Anteriormente, funcionários do governo iraniano sempre manteve rigoroso silêncio sobre este assunto. Foi o artigo de um acaso, o resultado de negligência por censores desatento, ou foi escrito para preparar a opinião pública, tanto em casa como no exterior?

É difícil para um racionalista ocidental a aceitar a possibilidade, mesmo que a sua probabilidade é desprezível, de que o Irã é motivado pela crença religiosa na sua determinação em obter uma arma nuclear, e pode até mesmo usar uma arma por motivos religiosos. Afinal, além de problemas domésticos de Ahmadinejad, incluindo as chamadas no parlamento para sua destituição, aquele que decide sobre sensíveis questões estratégicas como a nuclear no Irã não é o presidente, mas o líder supremo Ali Khamenei, que não é conhecido por ter qualquer inclinações  messiânicas  .

Mas a soma de todos estes desenvolvimentos - a nomeação de Abbasi Davani, seu anúncios sobre a aceleração de enriquecimento e sua transferência para Qom, o artigo incomum - todos estes, especialmente à luz das revoluções árabes que têm desviado a atenção do mundo  de Teerã , pode indicar que o Irã está mais perto de chegar a uma decisão do que os especialistas pensavam. Isso também pode ser o pano de fundo para as advertências outspoken por Dagan, que teme uma decisão apressada e irresponsável pelos principais ministros da Defesa   para ordenar a Força Aérea de Israel para atacar o Irã.

Encerrando  uma ultima noticia .

Os cinco cientistas russos especialistas em armas nucleares mortos em um acidente de avião no norte da Rússia no início desta semana tinham participado no projeto de uma instalação atômica iraniana, segundo o que fontes de segurança da Rússia informaram na quinta-feira. Nenhuma investigação oficial do jogo sujo foi aberta, apesar de especialistas nucleares iranianas, no passado estiveram envolvidos em acidentes semelhantes.
Os cinco especialistas russos estavam entre os 44 passageiros mortos quando o avião Tupolev-134 rompeu-se e pegou fogo ao pousar fora da cidade de Petrozavodsk na segunda-feira.
Os especialistas - entre os quais  designers Sergei Rizhov, Gennadi Benyok, Nicolai Tronov e top nuclear da Rússia peritos em tecnologia, Andrei Tropinov - trabalhou em Bushehr após o contrato para a construção da planta aprovada da empresa alemã Siemens .

Os cinco foram empregados na fábrica Hydropress, um membro da empresa estatal da Rússia nuclear, e uma das principais empresas do contrato para a construção de Bushehr.

As fontes disseram que a morte dos cientistas é um grande golpe para a indústria nuclear russa.

Os especialistas foram encarregados de completar a construção da planta e garantindo que ele seria capaz de sobreviver a um terremoto.

Segundo as fontes, embora cientistas nucleares iranianos no passado estiveram envolvidos em acidentes de avião  inexplicáveis ​​e , não há suspeita oficial do jogo sujo. Os investigadores estão investigando o erro humano e falha técnica como as causas do acidente.

Comentários