Jigme Gyatso































CHINA: TEMOR POR TORTURA DE PRESO TIBETANO


Acredita-se que Jigme Gyatso, ex-monge e preso de consciência tibetano, esteja gravemente doente em consequência de tortura e maus-tratos sofridos enquanto sob custódia no Presídio de Qushui, periferia de Lhasa, na Região Autônoma do Tibete, China. Jigme Gyatso foi detido em 1996 por atividades de apoio à independência do Tibete, dentre as quais a fundação de um grupo denominado Associação pela Liberdade de Circulação dos Tibetanos e distribuição de panfletos a favor da independência. Em novembro de 1996, ele foi condenado a 15 anos de prisão como “liderança geral contra-revolucionária” e passou alguns meses em regime de isolamento, sem contato com outros presos. Por alguns meses ele não teve autorização para receber visitas, até que no final de 2010 teve permissão para ver uma pessoa.
  
Jigme Gyatso foi torturado ou maltratado em várias ocasiões. Durante os primeiros seis meses de detenção, foi mantido em uma “cela de interrogatório” e torturado. Em 1997 foi vítima de uma surra que quase o deixou sem conseguir andar. Em maio de 1998, estava entre os presos do presídio Drapchi que começaram a gritar palavras de ordem a favor do Dalai Lama, o que desencadeou uma violenta resposta por parte dos funcionários da prisão. Naquela ocasião, que teve o saldo de nove mortos, Jigme Gyatso foi golpeado. O protesto coincidiu com a visita de uma delegação da União Européia ao presídio. Jigme Gyatso também esteve hospitalizado em 2009.


Em novembro de 2005, Jigme Gyatso reuniu-se com o relator especial sobre a questão da tortura da ONU durante sua visita a China. Após a entrevista, segundo os informes, ele foi mantido em regime de isolamento e na sequência ficou várias semanas hospitalizado.
  
O relator especial da ONU para a questão da tortura pediu às autoridades chinesas que libertem Jigme Gyatso. O Grupo de Trabalho sobre a Detenção Arbitrária da ONU afirmou que a detenção dele foi arbitrária e violou seus direitos à liberdade de expressão, associação e reunião.
  
Em maio de 2004, Jigme Gyatso foi golpeado com porretes elétricos por haver gritado palavras de ordem favoráveis a Dalai Lama, e condenado a mais três anos de prisão por “incitação ao separatismo”. Será libertado em março de 2014.
FAVOR ENVIAR OS APELOS ANTES DE 21 DE FEVEREIRO DE 2011 PARA:
  
Diretor do Cárcere de Qushu:
Jianyuzhang
Qushui prison
Qushui county
Lasashi, Xizang Zizhiqu
República Popular China
Tratamento:            Dear Prison Governor / Prezado Senhor Diretor
  
Promotor Chefe da Região Autônoma do Tibete:
ZHANG Peizhong Jianchazhang
Xizang Zizhiqu Renmin Jianchayuan
Lasashi, Xizang Zizhiqu
República Popular China
Tratamento:                        Dear Procurator / Senhor Promotor Chefe


  
COM CÓPIA PARA:
  
Presidente do Governo da Região Autônoma do Tibete:
Padma CHOLING Zhuren
Xizang Zizhiqu Renmin Zhengfu
1 Kang'angdonglu
República Popular China
Lasashi 850000, Xizang Zizhiqu
República Popular China
Fax:               +86 891 6335168
Tratamento: Dear Chairman / Senhor Presidente
  
Embaixada da República Popular da China(*):
SE Sr. Qiu Xiaoqi
Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário
SES Avenida das Nações quadra 813 lote 51
CEP: 70.443-900 – Brasília / DF
Fax:               (61) 3346-3299
E-mail:           embaixadadachina@hotmail.com
Tratamento: Exmo Sr Embaixador
  
(*) Informações do site do Ministério das Relações Exteriores brasileiro

Comentários